
Denervação Facetária, também chamada de Rizotomia, é um método de tratamento percutâneo (sem cortes) que permite o alívio de dores na coluna causadas por degeneração das facetas articulares, que são articulações situadas na parte posterior da coluna vertebral.
E quando está indicado? Está indicado nos casos de dor na coluna de origem facetária sem resposta aos tratamentos conservadores ( medicamentos, fisioterapia etc ).
É realizado com anestesia local ou sedação leve, de acordo com o paciente. Em centro cirúrgico, uma cânula fina parecida com uma agulha é posicionada guiada por fluoroscopia (raio-x intraoperatório) perto do Ramo Medial irritado. Podemos realizar denervação química ( agentes como álcool ou fenol ) ou por radiofrequência. No caso da denervação química, utilizamos agentes que bloqueiam a condução nervosa. No caso da radiofrequência, o eletrodo é inserido através dessa cânula e em seguida é feito o aquecimento do eletrodo para cauterizar o nervo e bloqueando o sinal de dor.
O procedimento em questão está no Rol da ANS e, portanto, é coberto pelos planos de saúde.