FRATURAS DA COLUNA! UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

As fraturas da coluna vertebral podem ou não estar associadas a acidentes.
A grande maioria das fraturas de coluna vertebral são benignas e de evolução favorável.
No entanto algumas, em alguns casos podem determinar instabilidade local e até mesmo sintomas neurológicos.
Pacientes com fraturas da coluna vertebral cursam um período prolongado de afastamento de suas atividades de lazer, trabalho e dia a dia. Ficam com sua condição física limitada, sem autonomia plena para atividades do dia a dia, decorrente da necessidade de repouso, do uso de imobilizadores e da dor.
A maioria das fraturas de coluna ocorrem na região tóraco-lombar, onde há uma zona de transição entre a coluna torácica, que é mais rígida, e a coluna lombar, que é mais flexível.
Principais causas de fraturas da coluna:
1. Osteoporose
2. Acidentes
3. Tumores.
A osteoporose é o enfraquecimento da estrutura óssea, o que predispõe risco aumentado de fraturas.
Os acidentes são causas frequentes de fraturas na coluna, em todas as idades.
Alguns tumores também podem invadir a estrutura óssea da coluna vertebral e danificar a sua estrutura, favorecendo o advento de fraturas. Por exemplo, alguns tumores de útero, próstata e mama podem causar metástase ósseas para a coluna, com o consequente enfraquecimento e chances aumentadas de fraturas.
Mas o fato positivo de tudo isso é que na maioria dos casos de fraturas de vértebras a evolução é benigna, ou seja, o tratamento é conservador com medicação, fisioterapia, repouso relativo e coletes ( sem cirurgias ), e não deixam sequelas.
O tratamento cirúrgico está indicado em casos de instabilidade, lesões neurológicas e dor intensa e intratável com o tratamento clínico.
Abaixo, deixo pra vocês minhas sugestões:
1. Pratique atividade física ( caminhadas, corridas leves, musculação com função de resistência, pilates, exercícios aquáticos, danças em geral, alongamentos, exercícios respiratórios e posturais ). Lembre, antes de realizar qualquer tratamento, consulte seu médico. E realize atividades sempre supervisionadas por um fisioterapeuta ou educador físico.
2. Valorize seu sono. Sabe-se que pessoas com privação de sono são mais propensas a acidentes.
3. Exponha-se ao sol 15 minutos por dia. E mantenha sua vitamina D em níveis adequados.
4. Evite atividades que te coloquem em rota de colisão para acidentes ( dirigir alcoolizado ou em alta velocidade, ou subir no telhado sem que tenha plenas condições físicas, por exemplo ).
5. Consulte seu médico e faça revisões de saúde óssea. Idosos e mulheres pós menopáusicas precisam ter atenção redobrada, já que estão mais suscetíveis à osteoporose.
6. Não utilizar medicamentos a base de calcio, colagenos ou vitaminas sem orientação médica. Atualmente há uma hiperestimulação na mídia para o consumo desenfreado dessas substâncias. Antes de utilizar, converse com seu médico.
7. Não subestime sua saúde mental. Cuide dela!
Dr. Marcelo Leal Tafas
CRM RS 26364
CRM SC 27668
TEOT 10340
RQE 18205

Recommended Posts