MERGULHO EM ÁGUA RASA E O DRAMA DA FRATURA DO PESCOÇO

Aprendendo um pouco, se consientizando pra valer!
Um dos momentos mais angustiantes na vida profissional de um médico é quando ele se depara com um paciente com fratura e ou luxação da coluna cervical devido salto de cabeça em agua rasa em piscinas, rios, mar, açudes e cachoeiras.
Geralmente, o paciente com esse tipo de fratura chega à emergência com dano neurológico, muitas vezes tetraplégico ( perda dos movimentos dos braços e pernas ).
Alguns desses pacientes conseguem evolução favorável e melhora do quadro neurológico, parcial ou totalmente, mas infelizmente muitos evoluem para a tetraplegia.
Essa condição, que chamamos de traumatismo raquimedular ( TRM ) ou lesão medular ou fratura do pescoço com lesão medular acarreta uma invalidez definitiva do paciente.
O tratamento consiste, dependendo de cada caso, em fisioterapia, medicamentos, tração, imobilização e, muitas vezes, cirurgia.
O prognóstico não é animador, já que muitos pacientes evoluem com sequela definitiva.
Por isso, o melhor que podemos fazer é evitar esse tipo de acidente.
Nesse caso, nunca foi tão conveniente o ditado “prevenir é o melhor remédio”. Eu digo mais, nesse caso, “prevenir é o único remédio”.
Abaixo, minhas instruções para prevenção do traumatismo raquimedular:
# não pule na agua irresponsavelmente e conscientize seus filhos e amigos a nunca pular de cabeça pra baixo ( não pular “de ponta” ).
# não entre em águas onde não há placas informativas de riscos e perigos.
# não subestime o fundo dos rios, muitas vezes há grandes pedras que não conseguimos ver a olho nú.
# não calcule de cabeça a profundidade de um rio ou piscina. Muitas vezes a água turva pode nos enganar.
# existe uma aumento na incidência desse tipo de acidente no verão, em homens saudáveis jovens e muitas vezes alcoolizados. Pessoas alcoolizadas não tem o discernimento de perigo. Por isso, não beba álcool antes de entrar na água.
# comunique pessoas que estejam se submetendo a saltos em rios e piscinas sobre os riscos. Ou então comunique o fato a alguma autoridade ( salva vidas, guarda vidas, policial, guias ).
Dr. Marcelo Leal Tafas
CRM RS 26364
CRM SC 27668
TEOT 10340
RQE 18205

Recommended Posts