
É dividido em 2 conjuntos de fibras, ou seja, 2 feixes de sentidos diferentes. O feixe anteromedial (AM) e o pósterolateral (PL). O primeiro (AM) atua mais restringindo a movimentação para a frente da tíbia e o segundo atua mais na rotação da tíbia sobre o fêmur. Atuam de maneira diferente e em maior ou menor grau conforme o grau de flexão do joelho.
A lesão se dá, geralmente, durante um trauma torcional com o pé fixo no solo, joelho fletido e uma força para dentro no joelho (valgo). Casos mais raros podem ocorrer com o mecanismo de aterrissagem ou desaceleração súbita do movimento esportivo.
Sintomas incluem estalido, edema (inchaço) e incapacidade funcional de apoiar o membro inferior acometido no chão. Com o passar do tempo, o inchaço diminui e iniciam os sintomas do falseio.
O diagnóstico é feito através de um exame físico cuidadoso e a confirmação por meio de exames de imagem (ressonância magnética). Pode haver outras lesões associadas com a lesão dos meniscos, as lesões de cartilagem e, até mesmo, de outros ligamentos.
O tratamento feito é por meio da reconstrução cirúrgica do ligamento na grande maioria dos casos e uma reabilitação adequada no pós operatório. O sucesso se dá através de um trabalho conjunto entre médico, paciente e fisioterapeuta.
Conhece alguém que teve esse tipo de lesão e que precise de maiores informações sobre o assunto? Indique a este amigo que procure um especialista em joelho para o auxiliar.